Vitória sobre as tentações 3 - Vencendo o diabo



Vencendo o diabo



"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Tiago 4.7


Maradona disse: "Se Deus é brasileiro, o diabo é argentino."


Essa frase dentre outras coisas, expressa a idéia errônea de que Deus e o diabo são duas forças opostas e equivalentes, lutando entre si pelo domínio.


Tal idéia é extremamente errada, pois o diabo não se equipara com Deus. Muito pelo contrário, o diabo não está, nunca esteve e nunca estará em pé de igualdade para com Deus. Além do mais, Deus não precisava estar em constante batalha com o diabo porque o mesmo já foi vencido por Cristo.


O diabo já esta vencido por Jesus na cruz do calvário.


A vitória de Cristo é incontestável e a derrota do adversário já foi decretada. É apenas questão de tempo até que esta vitória se manifeste plenamente. Pouco tempo resta ao diabo.


Apocalipse 12.12 – "Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta."


Mesmo estando derrotado e sabendo que pouco tempo lhe resta, o diabo, no entanto, tenta desesperadamente impedir a caminhada dos filhos de Deus.


Só podemos vencê-lo se estivermos em Cristo. Qualquer capacidade, sabedoria, artimanha, nada do que tenhamos pode ser páreo para o diabo. Somente no poder do Espírito Santo é que podemos vencê-lo. Ele é extremamente cruel e nos odeia profundamente. 


Se tivesse a chance, bastaria uma oportunidade e ele nos destruiria por completo. Graças a Deus e a proteção do sangue de Jesus sobre as nossas vidas, ele nada pode fazer.


Enquanto a destruição completa, a derrota plena de Satanás não ocorre, ele tenta das mais diversas maneiras nos destruir ou impedir que caminhemos de acordo com a vontade do Senhor.


Pensando nessas artimanhas e investidas contra nós, precisamos recorrer a palavra de Deus, entender e colocar em prática o que o Senhor nos orienta para manifestarmos em nossa caminhada a vitória de Cristo sobre o diabo.



3 orientações sobre a nossa batalha contra o maligno


1. Não devemos subestimá-lo nem superestimá-lo.


"Sinto o forte desejo de lhe dizer – e acho que você sente a mesma coisa – qual dos dois erros é pior. Essa é a estratégia do diabo para nos pegar. Ele sempre envia ao mundo erros aos pares – pares de opostos. E sempre nos estimula a desperdiçar um tempo precioso na tentativa de adivinhar qual deles é o pior. Sabe por quê? Ele usa o fato de você abominar um deles para levá-lo aos poucos a cair no extremo oposto. Mas não nos deixemos enganar. Temos de manter os olhos fixos em nosso objetivo, que está bem à nossa frente, e passar reto no meio de ambos os erros. Nem um nem outro nos interessam" C. S. Lewis


Há aqueles que subestimam o diabo, talvez até dizendo que ele não existe e que ele nada pode fazer. Este pensamento é extremamente conveniente para Satanás. Pois se não se considera a sua existência, não se preocupa com o que ele pode fazer, o caminho está livre para que ele trabalhe com tranqüilidade, na surdina, promovendo destruição e desordem ao seu bel-prazer. O diabo é real sim. Tem um poder descomunal se comparado com as nossas capacidades. E como nos diz a palavra: 1 Pedro 5.8 "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;"


Há também aqueles que supervalorizam o diabo. Não existe nada que aconteça que não seja culpa do diabo. Vêem o diabo em tudo. Muitas vezes, acontece de cometerem falhas por uma fraqueza da carne, a culpa é do diabo. Muitas vezes, algo dá errado porque tinha que dar errado e a culpa é do diabo.


Embora, ele tenha um poder descomunal e que está muito acima das capacidades humanas, se estivermos em Cristo não há o que temer. Ele nada pode fazer se não for permitido por Deus. 


1 João 5.18 - "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca."


1 João 3.8 "Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo."



2. Não devemos enfrentá-lo nas nossas condições e capacidades.


A palavra nos exorta em Efésios 6.11 - "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo". Nosso Deus sabedor das investidas que sofreríamos e que nós na nossa fragilidade não somos páreo para Satanás, já preparou todos os recursos necessários para que o vençamos.


O próprio Senhor Jesus quando tentado pelo diabo o resistiu e o atacou com a palavra de Deus. Na tentação de Jesus em Mateus 4, Jesus dizia: "Está escrito...". Jesus usou a palavra de Deus para refutá-lo. Também devemos usar a palavra de Deus para vencê-lo. 


O diabo também tentou usar a palavra de Deus, de forma torcida para enganar Jesus. Daí podemos ver a importância de se conhecer a Palavra de Deus.


Lucas 4.13 - "Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno."


Quando ele perde uma, imediatamente parte para outra. É preciso que busquemos constantemente o discernimento e a sabedoria do Espírito Santo para darmos conta do recado.



3. O que precisamos saber acerca do diabo.



* A primeira verdade é que ele é um mentiroso. 


Jesus disse que ele é mentiroso e pai da mentira e nunca se firmou na verdade. Ele vive mentindo desde o princípio. Todo o engano do diabo não deve ser ouvido e deve ser refutado em nome de Jesus pela verdade e poder da palavra.



* A segunda é que ele é um derrotado. 


Ainda que tente e queira fazer alvoroços e mais alvoroços, o inimigo já foi derrotado por Jesus. Tudo o que ele tenta, deseja e consegue fazer, ele só pode se for com a permissão de Deus. Não caia na artimanha de que ele pode fazer alguma coisa contra os eleitos de Deus, ele já foi vencido e continuará a ser derrotado até a sua hora chegar.



* A terceira é que ele não se compara ao Senhor. 


Como falamos, Deus e o diabo não são forças equivalentes. Comparar o poder do diabo com o de Deus é o mesmo que pegar um grão de areia e compará-lo com o tamanho do universo. Deus é infinitamente mais poderoso! Ele é soberano!



* A quarta se estivermos em Cristo ele nada pode fazer conosco. 


O diabo, embora, tenha um poder ínfimo perto do poder de Deus, por outro lado, seu poder se comparado com o poder do homem é muito grande. Contudo, o poder que ele pode exercer de possessão, destruição e até mesmo opressão sobre uma pessoa é quebrado quando a pessoa recebe a Cristo. 


É bem verdade que, embora, os crentes não possam ficar possuídos pelo inimigo, eles podem encontrar-se oprimidos, tentados, atacados... mas mesmo estes ataques podem ser contidos e destruídos no poder do nome e do sangue de Jesus. 



* A quinta podemos vencê-lo no poder do Senhor.


Repito: não é na nossa força nem em nossa capacidade, mas é no poder de Deus que podemos vencer a Satanás. Deus já nos deixou os recursos e as armas para não apenas nos defendermos como para também atacar e destruir as fortalezas satânicas, libertando vidas da tirania das trevas.



2 Coríntios - 10.4 "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas - 10.5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,"



* A sexta suas artimanhas são incessantes e das mais diversas possíveis.


2 Coríntios 2.11 "para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios."



O diabo é um dos maiores inimigos que temos. Ele busca incessantemente nos destruir. Não fosse o sangue de Jesus sobre as nossas vidas, estaríamos liquidados, pois em nós não temos condição alguma de vencê-lo e subjugá-lo.


Deus, sabedor desta realidade, já preparou os recursos para que tenhamos vitória contra o inimigo. A palavra é clara em dizer que as obras do inimigo são com o intuito de matar, roubar e destruir (João 10.10), contudo, a palavra também fala do propósito para o qual o filho de Deus se manifestou "pois para isto se manifestou o filho de Deus para destruir as obras do diabo". 


Em Cristo, e somente nEle, teremos condições de vencermos a Satanás. É na palavra que devemos encontrar as condições e orientações para derrotá-lo e resistir-lhe. É na oração que encontraremos o poder para desbaratar suas investidas e discernir suas artimanhas e seus ataques.



Efésios 4.27 "nem deis lugar ao diabo."



Muitas vezes temos que arrancar o prego do diabo! Você conhece a história do prego do diabo? A história conta que um homem estava disposto a fazer qualquer coisa a fim de ser milionário; então o diabo mostrou-lhe uma mansão maravilhosa e disse que a daria, com uma condição: "Está vendo aquele prego na parede? É meu, sempre será meu, você aceita?" E o homem aceitou. 


Anos depois, o homem ofereceu um banquete em sua mansão. Foram convidados os homens mais importantes da cidade. A festa era um luxo e tudo estava superando as expectativas, quando alguém entrou e colocou um pedaço de carniça fedorenta no prego da parede. 


O dono da mansão mandou chamar os seguranças e expulsou aquele intruso, mas então o diabo apareceu e disse:"Um momento, o prego é meu e eu tenho direito de usá-lo como eu quiser."Se deixarmos Satanás dominar um pequeno cantinho do nosso coração isto é o suficiente para que ele transtorne toda a nossa vida.


É na nossa sujeição a Deus e na nossa resistência no poder do Espírito ao diabo que caminharemos triunfantes e manifestando a vitória de Cristo. 


"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Tiago 4.7 



Que Deus nos abençoe e manifeste a Vitória de Cristo sobre o diabo através das nossas vidas!


Rev. Antonio Donadeli

0 comentários :