Vitória sobre as tentações 1 - Vencendo a carne


Vencendo a carne




"Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne." – Gálatas 5.16


A palavra é clara ao enfatizar que a carne milita (batalha) contra o Espírito. O verdadeiro filho de Deus, nascido de novo, conseqüentemente apresentará o desejo pelas coisas de Deus. A palavra nos exorta para que possamos vencer a carne e seus desejos pecaminosos, a andarmos no Espírito. Mas, afinal, o que é este andar no Espírito?



 Primeiro, vamos falar do que não é andar no Espírito:



1. Não é rotina religiosa.


Podemos até pensar que uma pessoa que cumpra com vários compromissos religiosos seja uma pessoa que anda no Espírito ou cheia do Espírito. No entanto, se pudéssemos enxergar além da superfície veríamos que tal pessoa pode não ter nada do "andar no Espírito".


Muito embora, existam muitas disciplinas espirituais que se confundam com rotinas religiosas, o fato de alguém apresentar certa assiduidade a estas, não assegura nem garante que essa pessoa seja alguém que anda em Espírito.


Podemos muito bem ser cumpridores exemplares de várias coisas na igreja ou no ministério cristão e, mesmo assim, estar agindo na carne e não andando em Espírito. 




2. Não é legalismo.


Legalismo é quando colocamos a lei acima das pessoas. Quando começamos a achar que para fazer a vontade de Deus não importa se vamos ofender ou passar por cima de quem quer que seja. É certo que se queremos agradar a Deus não podemos coadunar com certas práticas de pessoas bem próximas de nós. É certo que, se de fato queremos ter uma caminhada no Espírito, não podemos ser simpáticos ao pecado. 


Contudo, não podemos em nossa ânsia de justiça e desejo em ver a vontade de Deus se cumprindo passar por cima das pessoas considerando a 'lei', criada por causa destas mesmas pessoas, em prejuízo delas. Ou seja, um princípio de vida para as pessoas tornando-se uma lei de morte.


Muitas vezes, acabamos até sem querer, proclamando o ódio de Deus ao pecado sobre o pecador. Ex: Os apóstolos – João e Tiago (Lucas 9.51-56). Não nos esqueçamos que todos os nossos atos devem ser exercidos com amor. (1Co 16.14).




3. Não é nenhum esforço hercúleo de nossa parte para servir a Deus.


- Colossenses 2.20-23 - O texto fala do esforço que muitos estavam fazendo e queriam impor sobre toda a igreja na cidade de Colossos. Através de práticas, crendices, superstições, invencionices, eles esperavam vencer o pecado e agradar a Deus. Paulo vai exortá-los de que eles estavam enganados. Para servir a Deus e vencer o pecado não podemos e nem devemos tentar fazê-lo do nosso jeito e à nossa maneira mas somente no poder do Espírito Santo. O que eles estavam fazendo acabava antes de vencer o pecado, tornando-se pecado.




Então, andar no Espírito é:



1. Uma vida de entrega total ao domínio do Espírito.


Somente uma vida completamente entregue ao domínio do Espírito Santo pode vencer as paixões e desejos carnais de nossa natureza pecaminosa. 


Quando nossa vida não está rendida ao controle do Espírito e submissa à sua direção, certamente não teremos condições de refrear nossos impulsos carnais e pecaminosos e conseqüentemente estaremos desagradando a Deus através da prática do pecado.


Quem é que senta na cadeira de comando da sua vida?




2. Uma vida preocupada mais com o caráter do que com a reputação.



O caráter é algo que não é visível aos olhos humanos. Nós olhamos para as pessoas e não temos a capacidade de identificá-las, como se tivessem uma tarja na testa: "Bom caráter", "Mau Caráter"... Isso à primeira vista!


Alguém certa vez definiu caráter e reputação da seguinte forma: "Caráter é o que eu sou quando ninguém esta me vendo. Reputação é o que eu sou na frente de todos."


Em nosso tempo e para a nossa sociedade, muitas vezes é mais importante ostentar ser do que realmente ser uma pessoa de caráter. Vivemos em meio a uma geração muito mais preocupada com a forma do que com a essência, muito mais preocupada com a aparência do que com o conteúdo.


Quando pensamos no que é andar em Espírito, vamos perceber uma vida caminhando na contra-mão do que todo o mundo considera importante. Andar no Espírito chama a nossa atenção para nos preocuparmos mais com o caráter do que com a nossa reputação.


Uma vida que não dá importância ao que os outros pensam a respeito dele, mas só se importa com o que Deus realmente pensa dele. Em contrapartida, encontraremos uma afirmação que dirá o seguinte: "Cuide de seu caráter e Deus cuidará de sua reputação"


Alguém que anda no Espírito é alguém preocupado com o caráter porque esta passando por uma grande transformação.




3. Uma vida de dependência do Espírito Santo.


Não busca fazer as coisas na sua própria força ou capacidade, mas na dependência do Espírito. Quando dependemos do Espírito em todas as áreas da nossa vida, não existe nada que seja extremamente exaustivo e desanimador.


A Igreja Primitiva enquanto estava vivendo na dependência do Espírito evangelizou mais em um dia do que a Igreja, mais tarde, em séculos, sem estar na dependência do Espírito Santo. 


Um dos resultados de uma vida que anda no Espírito é a vitória sobre os desejos pecaminosos da carne.


Deus nos santifica pela sua maravilhosa graça e nós nos esforçamos dependendo inteiramente dele até que sua obra seja consumada em nós. 


A palavra nos fala do resultado tanto para aqueles que andam na carne como para aqueles que andam no Espírito. O resultado dessa maneira de viver, desse estilo de vida no Espírito é chamado pela palavra de fruto. O fruto nada mais é do que a conseqüência de uma caminhada no Espírito. Em contrapartida, a palavra também fala das obras da carne.


As obras da carne são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias... 


E o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio...


A busca por um andar no Espírito é a responsabilidade que nos cabe ante a grande obra que Deus tem realizado em nossas vidas: a obra de santificação.


Rev. Antonio Donadeli



0 comentários :