TRANSFORMADO PELA VERDADE



Certo Simão, que tirava o sustento do mar, encontrou um dia um andarilho que contava histórias e sonhos de cidade em cidade: novidades de uma terra muito distante, além-mar e além da vida. Esse homem falou de coisas que Simão nunca ouvira, mas lhe fizeram sonhar.


Simão sonhava em poder mudar sua sina de longas madrugadas de pesca, de puxar redes à noite e negociar peixe pela manhã. Muitos passaram pelo Mar de Simão a prometer mudanças. O andarilho parecia nada poder mudar. Era igual a todos, com roupas surradas, mão calejada e rosto queimado pelo sol. Porém, suas histórias cativavam. 


O andarilho mudou o nome de Simão para Pedro. Simão, digo, Pedro, abraçava os sonhos do andarilho e ficava cada vez mais parecido com ele. A nova identidade mudava a sina de Simão. Quando o andarilho precisou seguir adiante, Pedro perdeu o chão. Voltou para a vida sem sonhos, para as redes e pescarias. Então o andarilho buscou Pedro para lembrá-lo daquilo em que se transformara. O sonho era agora uma nova Verdade. O andarilho lhe dera nova vida.


Pedro continuou o sonho e transformou o seu e o nosso mundo. Trouxe a luz e a verdade para muitos ao recontar as histórias do andarilho. Elas até hoje transformam pessoas, lugares e situações. Mais tarde Pedro também se foi. E a história dele é apenas uma das muitas que o andarilho contou. Quem as conta, passa a fazer parte delas. Nossos filhos e netos as contarão um dia. 


Pedro, sem a Verdade, que é Jesus, é Simão, e Pedro com a Verdade é Pedro. E você? É Pedro ou Simão?




Extraído do Calendário Luz&Vida

0 comentários :