PAIS & FILHOS PARA GLÓRIA DE DEUS



Leia João 1.12






No filme Hook – A volta do Capitão Gancho que conta a história de Peter Pan, vemos a seguinte situação: Peter Pan havia abandonado a Terra do Nunca e resolvido viver no mundo normal. Assim ele cresceu e se esqueceu quem era e como se fazia para voar. Ele precisou voltar e salvar seus filhos que foram raptados pelo Gancho... Para que ele voasse, precisava de um pouco de pó mágico e um pensamento feliz. Há um momento no filme em que ele precisa voar, mas não consegue mesmo usando o pó mágico, porque ele não se lembra de nenhum pensamento feliz. Até que numa determinada hora, ele consegue, pois um pensamento feliz lhe vêm a mente, e este é: - Eu tenho filhos!


No dia 17/01/2009, nos deparamos com uma das emoções mais felizes de nossa vida. Embora estivéssemos já assimilando essa idéia por mais ou menos 9 meses, nada poderia ter nos preparado para tão grande felicidade como a de tomar uma criancinha no colo e dizer: - Nossa filha!


No dia 17/11/2011, nos deparamos mais uma vez com esta maravilhosa emoção. Embora já tivéssemos a primeira experiência, mais uma vez, nada poderia ter nos preparado para a grande felicidade de tomar mais uma criança nos braços e dizer: - Nosso filho!


O evangelho nos possibilita termos a felicidade de sermos filhos de Deus e ao mesmo tempo levar outros a também experimentar essa alegria. 


A PATERNIDADE DE DEUS


Muitos têm dificuldade em entender Deus como Pai. Na verdade, quando ouvem isso, essas dificuldades são aumentadas pois não conseguem relacionar-se com Deus como pai.


Isso se dá devido ao fato de que muitos não tiveram ou não têm um modelo de Pai segundo o padrão divino.


Muitos enxergam na figura paterna, alguém ausente, indiferente, algumas vezes ríspido, totalmente distante do modelo proposto por Deus, em sua palavra.


Alguém disse: “Se Deus é Pai como o meu pai, eu não quero nada com Ele”.


Para falarmos sobre a PATERNIDADE DE DEUS, é preciso antes restaurar o modelo bíblico de pai...


O pai como provedor, como sustentador, como aquele que ama, aquele que dá carinho, aquele que protege, aquele que corrige, enfim, aquele que é um instrumento abençoador da vida de seus filhos...


Se o pai terreno tem essas incumbências, e alguns o são, apesar de suas falhas, imagine como é então o Pai Celeste... A palavra de nos diz que: “Mateus 7.11 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?”


A palavra de Deus nos diz também, que um dos privilégios que recebemos ao crer em Jesus, é o privilégio da paternidade divina. João 1.12 – Em Cristo, nos tornamos filhos de Deus!!!


O primeiro a referir-se a Deus como Pai, foi Jesus. No AT, embora os judeus tivessem uma certa compreensão da pessoa de Deus, ninguém assim o chamava.


Jesus não apenas nos dá a condição de sermos Filhos de Deus, como nos mostra o interesse de Deus em se relacionar conosco como filhos.


“Lucas 11.13 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”


“Romanos 8.15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.”


Ao falar da paternidade de Deus entendemos que:




1- É INTERESSE DE DEUS RELACIONAR-SE CONOSCO COMO UM PAI SE RELACIONA COM SEUS FILHOS.


Salmos 25.14 – “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.”




2- ESSE RELACIONAMENTO SÓ É POSSÍVEL SE ESTIVERMOS EM JESUS.


- João 1.12 - Em Cristo, vamos nos tornando semelhantes ao nosso Pai Celeste.



3- UM VERDADEIRO FILHO DE DEUS DEMONSTRA ALGUMAS ATITUDES NATURAIS.


a. Prazer de estar na casa do Pai (Hb 10.25) “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”


b. Desejo de andar em novidade de vida (Romanos 6.4) “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.”



Conclusão:


O melhor presente: Um jovem e bem-sucedido advogado disse: “O maior presente que já recebi foi uma pequena caixa de meu pai num natal. Dentro estava um recado que disse: ‘Filho, este ano eu lhe darei 365 horas, uma hora a cada dia depois do jantar. É sua. Falaremos daquilo que você quiser falar. Iremos por onde você quiser ir. Brincaremos o que você quiser brincar. Será sua hora!’. Meu pai não somente guardou aquela promessa”, disse o advogado, “Mas, a cada ano ele a renovou – e é o melhor presente que recebi na minha vida. Eu sou o resultado do tempo dele.”



Nós somos o resultado não apenas do tempo, mas de tudo o que Deus, o nosso pai, empregou, investiu em nós... PAra que fôssemos seus filhos, o Pai investiu aquilo que Ele tinha de melhor, Seu Único, Santo e Perfeito Filho.


O que daremos ao Senhor, em retribuição ao que já nos deu?



Aos pais, cabe o exemplo que o Pai Celeste nos dá de nos dedicarmos, nos darmos aos nossos filhos, com amor e inteiramente, de maneira incondicional, para que eles sejam o que Deus deseja e projetou que eles sejam...


Aos filhos, cabe honrar aos pais aqui na terra pois isso não apenas traz benção, mas glorifica ao Pai Celeste que está nos céu...


Aos filhos que já não contam mais com a presença de seus pais, cabe desfrutar da preciosa promessa que nosso bondoso Pai celestial nos proporciona. Salmos 27.10 “Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.”


A todos nós, nos cabe em Cristo Jesus, desfrutarmos da benção da paternidade divina, honrando e glorificando ao Pai Celeste, não apenas pelos pais da terra, mas pelo bondoso Pai que o nosso Deus tem sido para nós. FELIZ DIA DOS PAIS!!



Rev. Antonio Donadeli

0 comentários :