SÉRIE POVOS E NAÇÕES PARA CRISTO: POVO KAREN OU POVO DE BURMA






O povo Karen são um grupo étnico no Sudeste Asiático que foi forçado a fugir de suas casas devido a uma "limpeza étnica" que está sendo realizada pelo governo militar da Birmânia. Quase um milhão de Karen (é assim que gostam de ser chamados) vivem na clandestinidade na Birmânia, passando de um lugar para outro para se manter à frente das tropas do exército que procura caçá-los. Quando ficam sem opções, eles fogem para a Tailândia, onde alguns 155.000 estão vivendo em campos de refugiados.


Tendo sido rejeitados pela Birmânia, a maioria dos refugiados não tem cidadania birmaneza. E por serem rejeitados pela Tailândia, a cidadania não está disponível para eles lá também. Quando alguém não tem cidadania, é geralmente rejeitado pelo mundo e preso em condições muitas vezes deploráveis. Sem fim para as dificuldades dos refugiados Karen, os governos ao redor do mundo começaram a aceitar o Povo Karen dos campos na Tailândia para o reassentamento.


Embora a Birmânia seja um país predominantemente budista, o povo Karen, foram alguns dos primeiros convertidos ao Cristianismo no Sudeste Asiático, através do trabalho missionário de Adoniram Judson, o qual chegou à Birmânia em 1813 e encontrou o povo Karen pronto para abraçar as Boas Novas de Jesus.


E em 2006, cerca de 3.000 Karen foram trazidos para o Canadá e alguns outros vieram depois. Em Hamilton, existem atualmente cerca de 400 pessoas Karen. A jornada para os que aqui chegaram tem sido muito difícil. Eles lutam para se adaptar à vida urbana por serem um povo rural. Antes de vir para aqui muitos nunca tinham visto um prédio de concreto ou andado dentro de um ônibus. Alguns dos jovens líderes Karen passaram os primeiros 26 anos de suas vidas em um campo de refugiados. E aprender uma nova língua e encontrar seu lugar em uma nova cultura, que é radicalmente diferente da sua, é um enorme desafio.


Desde que chegaram em Hamilton o povo Karen tentou se integrar em várias igrejas, mas devido as diferenças de língua e cultura, eles não conseguiram se adaptar e a situação se tornou cada vez mais desafiadora, então eles resolveram formar uma congregação entre eles. E a nossa igreja resolveu acolhe-los.


Pedimos que a igreja brasileira esteja orando pelo povo Karen e estejam conosco nesta obra missionária entre o povo Karen que teve inicio há tantos anos atrás.



Missionária Elaine Silva - Canadá

0 comentários :