LIÇÕES PRECIOSAS PARA UMA VIDA ABENÇOADA


LIÇÕES PRECIOSAS PARA UMA VIDA ABENÇOADA
Leia 1Samuel 25.2-38

Cada uma das pessoas desta história nos mostra preciosas lições para termos uma vida grandemente abençoada.

Nabal tinha posses no Carmelo. Era homem abastado, tinha três mil ovelhas e mil cabras. Ele tinha uma mulher chamada Abigail. Nabal era homem duro e maligno em todo o seu trato.
Ele recebeu uma saudação e pedido da parte de Davi. O pedido era para que ele desse a Davi e seus homens o que tivesse à mão. Nabal responde de maneira rude e não dá nada a Davi, mesmo sabendo que os homens dele não fizeram mal nenhum aos seus servos no deserto, antes cuidaram de tudo aquilo que lhe pertencia.
A resposta de Nabal desencadeou a ira de Davi que subiu com 400 homens para matar a todos os homens da casa de Nabal. Um dos servos de Nabal contou toda a situação a Abigail, sua esposa. Abigail preparou um presente especial para Davi e mandou que seus moços levassem adiante dele e ela os seguiu de perto.
Afinal, Abigail encontra-se com Davi e seus homens que já estavam a caminho da casa de Nabal. Davi estava resolvido a dar cabo de todos os homens da casa de Nabal. Ele havia feito o bem a ele e em troca recebera o mal. Abigail intercede de maneira tão sábia em favor de seu marido, pedindo que Davi relevasse tamanha afronta sofrida, que Davi atende ao seu apelo e desiste da idéia de vingar-se.
Ele recebe o presente das mãos de Abigail e a despede em paz. Quando Abigail voltou, Nabal estava fazendo um banquete e estava muito embriagado. Assim, ela não lhe disse nada até ao amanhecer. Quando Nabal, no outro dia, já estava sóbrio, Abigail lhe contou tudo o que havia acontecido.
Nabal ficou com o coração amortecido e ele ficou como pedra. Depois de 10 dias, feriu-o o Senhor e ele morreu. Davi bendiz a Deus não apenas por ter julgado a sua causa, como também por tê-lo livrado de fazer justiça com as próprias mãos. Ele manda buscar Abigail e a toma por mulher.

Quais lições que podemos aprender neste texto?
Lições preciosas para uma vida abençoada!

1ª A tragédia da insensatez (Nabal)

Nabal como a própria palavra nos diz era um homem duro e maligno em todo o seu trato com as pessoas. Era um homem extremamente insensato, o oposto de sábio. Aliás, ele se conduz exatamente pelo que o seu nome significa.  Nabal quer dizer: sem juízo, tolo, louco. Alguns dicionários traduzem seu nome como estúpido, imbecil, idiota.
E é exatamente assim que ele vai se mostrar. O seu modo rude, grosseiro, sua fala impensada e seus atos inconseqüentes quase causaram uma tragédia na sua casa, não fosse a sábia intervenção de sua esposa.

Versículos de provérbios:
15.16 – Melhor é o pouco, havendo o temor do Senhor, do que grande tesouro onde há inquietação.
15.17 – Melhor é um prato de hortaliças onde há amor do que o boi cevado e, com ele, o ódio.
15.18 – O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta.
15.28 – O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades.
16.16 – Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E mais excelente, adquirir a prudência do que a prata!
16.22 – O entendimento, para aqueles que o possuem, é fonte de vida; mas, para o insensato, a sua estultícia lhe é castigo.
17.1 – Melhor é um bocado seco e tranqüilidade do que a casa farta de carnes e contendas.

Assim, Nabal exemplifica nítida e vividamente a tragédia que a insensatez pode provocar não apenas na vida, mas na família, de uma pessoa que se conduz imprudentemente. Nabal é um exemplo de como não devemos fazer.

Para isso, é preciso que busquemos em Deus a sabedoria necessária para uma vida de paz e segurança.

2ª O benefício da prudência (Abigail)

Abigail, esposa de Nabal, nos mostra o benefício que é conferido não apenas a nós, mas a todos que convivem conosco, quando nos conduzimos de maneira prudente.
A palavra nos conta sobre essa mulher, referindo-se a ela como sensata e formosa. Sensata é um sinônimo de prudente. Abigail demonstra essa prudência evitando uma tragédia ocasionada pela insensatez do seu marido. Abigail dentre as várias traduções significa: meu pai é júbilo, alegria do Papai, motivo de alegria.

A palavra nos diz que "a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola com as próprias mãos a derriba" PV 14.1

Certamente, Abigail faz jus ao seu nome, pois com sua atitude sábia, ela evitou uma tragédia e foi motivo de grande alegria para sua casa e para Deus. Embora seja provável que seu marido não tenha reconhecido isso, Abigail mais uma vez demonstrou uma sabedoria que seria escrita por Salomão tempos mais tarde:

"A palavra dura suscita a ira, mas a branda desvia o furor" PV 15.1

Com sua brandura e prudência no falar ela desviou a ira e o furor de Davi, de maneira que os homens de sua casa foram poupados do mal que estava para lhes acometer. Assim quando nos conduzimos de maneira prudente, somos motivo de alegria. Motivo de alegria para aqueles que convivem conosco, mas principalmente motivo de alegria para o Pai que está no céu.


3ª O conforto de se esperar na justiça de Deus (Davi)

Davi por sua vez, vai mostrar o conforto que podemos ter quando entregamos a nossa causa a Deus e deixamos que ele a julgue.
Davi não havia feito mal nenhum a Nabal. Muito pelo contrário, seus homens haviam cuidado com muito zelo das suas coisas. Não haviam perturbado os seus servos no campo, nem sequer tocado em nada que não lhes pertencia.
Quando Davi envia seus mensageiros a Nabal para saudá-lo, ele não faz nenhuma exigência, mas educadamente pede qualquer coisa que ele tivesse e pudesse dar a ele e seus homens. Quando Davi recebe através a resposta, sua ira se acende contra este homem perverso.
Davi cogita que todo o bem que ele havia feito foi em vão. E ele resolve se vingar desta injustiça e afronta. Ele parte com 400 homens para acabar com todos os do sexo masculino da casa de Nabal.

O que você faz quando se vê afrontado e diante de uma situação de injustiça?
A revolta de Davi expressa o sentimento que todos nós temos quando fazemos o bem a alguém e este nos paga com o mal.

Certo comentarista bíblico, E. Stanley Jones, fez uma definição bastante interessante sobre os níveis existentes na vida. Existe o nível normal, que é o padrão das pessoas comuns, onde se paga o mal com o mal e o bem com o bem. Existe o nível cristão, onde se paga o bem com o bem e o mal com o bem. Porém existe, um outro nível que é o demoníaco, onde se paga o mal com o mal e o bem com o mal.

Este parece ter sido o nível de Nabal. Por isso, acertadamente a palavra o chama de homem maligno. No entanto, quando Davi parte para se vingar de Nabal, ele estava no mínimo baixando ao nível 'normal', das pessoas sem Deus.
No entanto, ele é impedido de pecar contra Deus por Abigail. Davi percebe o erro que estava prestes a cometer e volta atrás em seu desejo de vingança. Ele entrega a Deus a sua causa e bendiz ao Senhor, abençoando a Abigail pelo bem que ela lhe fez impedindo-o de pecar. Davi encontra em Deus o conforto para a sua afronta, esperando que o Senhor julgasse a sua causa.
Da mesma maneira, você e eu devemos esperar em Deus que Ele faça justiça e buscar nEle o conforto para as afrontas que temos sofrido.
A palavra diz que após, ficar sabendo de tudo que acontecera, Nabal ficou com o coração amortecido. Durante 10 dias ficou como pedra, findo os quais o Senhor o feriu e  o matou. Davi, no entanto, prosseguiu sua jornada suprido e confortado por Deus.

Assim, nós também somos chamados a experimentarmos o conforto, deixando a justiça nas mãos de Deus.

Lições preciosas para uma vida abençoada!

O que precisamos é de sabedoria para evitar a insensatez de atos impensados, usufruir do benefício da prudência e aguardar o conforto proveniente da justiça de Deus.

A palavra nos diz: "Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." Tiago 1.5

"Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento;"
Pv. 2.6

Que nós busquemos em Deus a cada dia essa sabedoria para não sermos insensatos, a ponto de até ocasionarmos uma tragédia. Mas que tenhamos a sabedoria para sermos um instrumento de alegria e paz como foi Abigail.

E seja qual for a situação ou afronta que estejamos enfrentando, que esperemos no conforto de Deus e que Ele faça justiça.

3 comentários :

  1. Obrigado pela visita e comentário Adriana! Deus a abençoe poderosamente!!!

    ResponderExcluir
  2. UMA PESSOA GRATA

    OBRIGADO POR ESTE LIÇÃO DE SABEDORIA PROFUNDA E DOURADA.QUE AS BENÇÕES SEJAM PARA O COMENTARISTA INSPIRADO.

    ResponderExcluir